Quem sou eu

Minha foto
Pregador da nova geração, o Ev.Eliel Rosas se dispõe a um discurso mais racional e menos sensacionalista no intento de alcançar pessoas que possam servir a um Deus real e verdadeiro.

O GOVERNO DE DAVI

II Samuel 5: 17 a 20

Davi foi ordenado rei, após a morte de Saul, primeiramente sobre Judá, tribo da qual fazia parte, dos seus irmãos. Somente após vencer Is-Bosete (filho de Saul, seu nome significa homem de vergonha) foi ordenado rei sobre todo Israel.

Com Jesus também foi assim: primeiro Ele veio para os judeus, seus irmãos, sua tribo. Por isso eu, você, estávamos destituídos do seu governo, não tínhamos direito de fazer parte desse reinado, mas após vencer a vergonha da cruz, a vergonha da rejeição, a vergonha de morrer como um bandido, a vergonha da traição...A mensagem da cruz passou a ser anunciada a nós, gentios, estendendo assim o seu reinado às demais tribos, raças, línguas, nações de todo o mundo, privilegiando a todos que quisessem a bênção de ser participantes deste reinado maravilhoso, vitorioso. Por isso cremos pela fé, que fazemos parte do povo escolhido do Senhor, somos o Israel profético.

V.17- Os filisteus, um dos principais inimigos de Israel, só de ouvirem que Davi começou a reinar subiram contra ele. A bíblia diz que “todos” subiram, não ficou nem meia dúzia, nem um para trás.

O momento em que vivemos é este: o adversário tem usado sua força máxima, onde há uma brecha, ali ele está agindo. Investe no lar, no trabalho, na faculdade, na escola, na mente, tem usado todos os artifícios possíveis através da televisão, novelas, internet, ofertas, exposição da carne...Vem com tudo, inclusive com pessoas.

Eles não queriam que Davi governasse sobre Israel, pois já conheciam a sua fama, Davi havia derrotado o campeão deles: Golias, aquele que afrontou o povo de Deus, mas Davi prometeu derrotá-lo e o fez. E agora Davi era rei.

A luta do adversário para que Davi não governe, para que Jesus não governe sobre nós é porque o inimigo já conhece a fama do nosso Senhor, pois Ele derrotou a maior potência do inimigo: A Morte, que afrontava antes a vida do homem, mas Jesus a desafiou: “As portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja”, e hoje podemos dizer: “Ó inferno onde está a tua vitória? Ó morte onde está o teu aguilhão? Jesus a venceu.

Ainda neste versículo a bíblia diz que “ouvindo Davi desceu à fortaleza”. Três fatores importantes:

•Ouvindo Davi – antes que o inimigo chegasse, ele já tinha ouvido. O adversário tem vindo, mas esta obra tem experiência com a profecia, com os dons, antes que haja prejuízo o Senhor tem nos dado o alerta. •Desceu – a obra de Davi tem segredos que são fundamentais na guerra: descer, humilhar, reconhecer que não é nada, declarar a sua dependência, ir para os pés do Senhor, buscar santificação, aniquilar o que é do homem, e o milagre acontece. •À fortaleza – o Corpo unido é uma fortaleza indestrutível: “Todo o corpo unido e bem ajustado pelas juntas e ligamentos, vai crescendo em aumento de Deus” ( Col. 2:19). Um trabalha em função do outro, Grupo de intercessão, de assistência, de louvor, de servas, de jovens, de crianças, intermediários e adolescentes...E o sangue, que é tipo do Espírito Santo, circulando no nosso meio, não há inimigo que destrói: “É melhor serem dois do que um, pois se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão” (Ec. 4:12).V.18- “E os filisteus vieram”. Não pense você que não precisa ler a palavra, orar, madrugar, jejuar, só porque as coisas estão indo bem, porque o filisteu vem. Sansão foi brincando, brincando, até que Dalila disse: “Os filisteus vêm sobre ti”, ele acordou do sono, achou que ia ganhar, mas a bíblia diz que o Espírito já se tinha retirado dele. A queda gradual é assim, o homem não percebe, lentamente vai esfriando e quando vê já está vazio do Espírito Santo e este não age mais em sua vida.

“E se estenderam pelo vale de Refaim”. Este vale fica na divisa entre as tribos de Judá (Davi) e Benjamim (Saul). Fica no meio, quase confundindo terrenos das duas tribos. Foi nesse limite que os filisteus travaram a batalha. O objetivo do adversário: confundir na mente do povo de Deus o que é Obra de Davi e o que é Obra de Saul. No calor da guerra não saber distinguir o que é de Davi e o que é de Saul. Mas quem foi Saul? Antecessor de Davi, reinou 40 anos (Antes de Jesus o que havia era cerca de 400 anos de silêncio profético, sem a voz de Deus). Ele começou bem o seu reinado, mas o desenrolar foi um desastre. Suas decisões precipitadas contrárias à vontade de Deus foram determinantes para que Israel fosse derrotado pelos filisteus. A religião é assim: começa bem, com boas intenções, mas não seguir o que Deus quer culmina com derrota. Há pessoas assim, cheias de boas intenções, começam bem, mas tomam decisões racionais contrárias à vontade de Deus. Tem muito de governo humano, e zero do governo de Deus. Teve um momento em seu reinado que Deus ordenou que fosse e derrotasse os amalequitas, sem deixar nada. Mas chegou lá, achou Agague, o rei, bonzinho, viu umas vacas e ovelhas gordas e levou para Israel. Quando Samuel perguntou o que era aquilo, ele disse: são para sacrificar ao Senhor, Samuel. Ou seja, queria adorar a Deus, mas este já tinha deixado claro que não era isso que queria, não adianta acharmos que vamos agradá-lo com nossas decisões, só precisamos obedecer.

Tem muita gente sendo confundida aí fora, quando aceitam coisas, misturas que soam como piada às vezes: carnaval evangélico, sambão de Cristo, festas a ídolos, adoração ao homem da prece poderosa...É o adversário confundindo na mente de muitos o que é de Deus e o que é do mundo, não tem como, não tem liga. O adversário querendo que o povo esqueça que quem deve reinar é Davi, porém sabemos que o que é de Saul ficou pra trás.

V.20- “romper águas” - A necessidade naquele momento era fazer divisão, separação do que era de Davi e o que era de Saul, por isso o “romper águas”. Os filisteus vieram ao vale para fazer confusão, mas a bíblia diz que Davi foi a Baal-Perazim, que quer dizer “Senhor das separações definitivas”, é a esse Senhor que servimos, porque sem separação, santificação, não há como agradá-lo. O Deus que é santo, com Ele não há trevas, nem acordo com elas. Quando passamos a serví-lo, sermos seus súditos, Ele faz separações definitivas, ou seja, de uma vez por todas, o que era de Saul e o que é de Davi. Coisas que eram e coisas que serão daqui a diante, não podemos retroceder ao velho homem, ao passado de onde éramos. O Senhor traçou para nós marcos, limites e por amarmos ao nosso rei temos seguido e vencido os filisteus, vencido as armadilhas que ele usa para confundir-nos.

Somos privilegiados porque hoje podemos ser participantes deste reinado que não conhece a derrota. Temos plena consciência de que o adversário não quer que Ele governe sobre nós, mas conhecemos as armas e os meios para derrotá-lo, além de termos como discernir entre aquilo que é da Obra do Espírito Santo, e aquilo que é da religião e do nosso passado tradicional. Servindo ao nosso rei com fidelidade teremos tudo o que precisarmos na sua presença.